Normas de Submissão

XIII Congresso da SBPH - 01 a 04 de setembro

Normas e Instruções para Inscrições de Trabalhos

As inscrições para apresentação de trabalhos serão realizadas exclusivamente por via eletrônica com envio de resumo dos mesmos através do site do Congresso: https://congressosbph.com.br

A Comissão Científica se reserva o direito de disponibilizar trabalhos para as modalidades que ainda tenham vagas, se julgar necessário.

Eixos temáticos/Subáreas:

  • A clínica no hospital
  • Ensino e formação
  • Inovação e tecnologia no hospital
  • Psicologia da saúde
  • Segurança e cuidado do paciente

Descrição Data
Submissão de Comunicação Oral, Pôster Eletrônico e Mesas Redondas 30/04/2021
Encerramento de submissão de Comunicação Oral, Pôster Eletrônico e Mesas Redondas 29/06/2021
Resultado de aceites Comunicação Oral, Pôster Eletrônico e Mesas Redondas 30/07/2021
Submissão Prêmio SBPH Marisa Decat Moura 17/05/2021
Encerramento de submissão de Prêmio SBPH Marisa Decat Moura 30/07/2021
XIII CONGRESSO DA SBPH - 01 A 04 DE SETEMBRO

Verifique a situação de sua proposta de trabalho:

Proposta de trabalho Lista de Aprovados A partir de
Mesa Redonda 30/07/2021
Comunicação Oral 30/07/2021
Pôster 30/07/2021
Prêmio SBPH Marisa Decat Moura 30/07/2021
XIII Congresso da SBPH - 01 a 04 de setembro

Descrição e Normas das Modalidades para Envio de Trabalhos

XIII Congresso da SBPH - 01 a 04 de setembro

1 - MESA REDONDA

DESCRIÇÃO

Reúne 3 (três) apresentações de pesquisadores em torno do debate de uma mesma temática a partir de visões teóricas que dialogam. O Coordenador pode ser um dos apresentadores.

Esta modalidade deve ser composta por 3 (três) palestrantes, dentre eles um deve ser indicado como Moderador. O Moderador pode ser um dos apresentadores ou uma quarta pessoa que não apresenta trabalho.

Cada sessão de MESA REDONDA terá 1 hora e 30 minutos de duração.

Cada um dos três disporá de 20 (vinte) minutos para exposição e, ao término das falas, 30 minutos para participação da plateia.

Para participar desta atividade, deverão ser encaminhados: 1 (um) RESUMO GERAL da MESA e os 3 (três) RESUMOS INDIVIDUAIS das exposições dos 3 (três) participantes, JUNTOS na mesma submissão, através do site do Congresso.

A SUBMISSÃO DA MESA REDONDA

a) Para submeter uma MESA REDONDA, todos os participantes precisam realizar, individualmente, sua inscrição através do site do evento. A inscrição não será restituída caso o trabalho não seja aprovado. Para se cadastrar, acesse o site do Congresso, clique no link para novas inscrições e preencha os dados solicitados;


b) As propostas para MESA REDONDA deverão ser realizadas e enviadas pelo MODERADOR da mesa;

c) Selecionar, no momento da submissão, a modalidade de pretensão de apresentação do trabalho – MESA REDONDA;

d) O Tema proposto para apresentação deve constar de um dos Eixos Temáticos do Congresso. No momento da submissão, selecionar o Eixo no qual o trabalho será submetido para avaliação;

e) O MODERADOR da MESA REDONDA deverá ser cadastrado como 1º autor;

f) Propostas que não sigam a formatação solicitada não serão consideradas para avaliação.

NORMAS PARA OS RESUMOS MESA REDONDA

Título da MESA REDONDA

Nomes dos 3 (três) autores que apresentam. O Moderador deve ser indicado com a categoria “(MODERADOR)” em seguida ao nome do primeiro autor ou quarto participante.

Resumo Geral da MESA REDONDA: Parágrafo único de 250 (mínimo) até 500 (máximo).

É responsabilidade única e exclusiva dos autores a informação da autoria dos trabalhos. A organização do Congresso não se responsabiliza por equívocos.

Título da MESA REDONDA (repetir título):

Nome do Autor 1 (MODERADOR) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) (*) Coautor1 (se houver) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Coautor2 (se houver) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Título da Fala 1 : Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 2 / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso)Coautor1 (se houver) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Coautor2 (se houver) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Título da Fala 2 : Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 3 / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Coautor1 (se houver) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Coautor2 (se houver) / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) Título da Fala 3 : Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

CONTEÚDO DA SUBMISSÃO DA MESA REDONDA:

(itens obrigatórios com *)

Tanto o RESUMO GERAL [palavras: 250 (mínimo) até 500 (máximo)] quanto o RESUMO INDIVIDUAL (palavras: 100 (mínimo) até 250 (máximo)] devem ser submetidos em parágrafo único, devendo conter:

Introdução (*)

Objetivos (*)

Método (*)

Resultados

Discussão (*) / Discussão dos Resultados

Considerações finais (*) / Conclusões

XIII Congresso da SBPH - 01 a 04 de setembro

2 - COMUNICAÇÃO ORAL

DESCRIÇÃO

São apresentações realizadas, em forma de APRESENTAÇÃO ORAL, sobre comunicação decorrente de Pesquisas (concluídas ou em andamento) e de Práticas Profissionais.

As inscrições dos resumos de COMUNICAÇÃO ORAL serão restritas aos participantes inscritos no evento.

Cada sessão de COMUNICAÇÃO ORAL acontecerá ao vivo, terá 1 hora e 30 minutos de duração e reunirá 6 trabalhos definidos pela Comissão Científica.

Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e a sessão deverá garantir, no máximo, 30 minutos para debate com o público e coordenador da sala.

Após aprovação do resumo, os horários das atividades serão designados pela organização do evento. Cabe ao autor verificar as informações sobre sala, horário e informar aos organizadores do evento qualquer irregularidade.

Os autores poderão utilizar do compartilhamento de tela durante o seu tempo de apresentação, sendo responsáveis pela criação e conteúdo dos slides que devem conter a logo do evento (para baixar clique AQUI).

A SUBMISSÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL

a) Para submeter um trabalho, o autor responsável precisa estar cadastrado no sistema. Para se cadastrar, acesse o site do Congresso, clique no link para novas inscrições e preencha os dados solicitados;


b) Cada inscrição permitirá o envio de apenas um (01) trabalho como primeiro autor. Não há limite de coautorias em resumos que sejam inscritos sob o nome de outros autores;

c) O número limite de autores, para cada trabalho de COMUNICAÇÃO ORAL, é de cinco (05) autores;

d) A inscrição do resumo somente será homologada com o pagamento da taxa de inscrição do autor (Veja aqui as instruções);

e) O trabalho proposto para apresentação deve se articular a um dos Eixos Temáticos do Congresso. No momento da submissão, selecionar o Eixo no qual o trabalho será submetido para avaliação;

f) A comunicação do horário e da sala de apresentação será realizada pela Comissão Científica, através da grade de programação no site do congresso;

g) O título do trabalho no momento da apresentação deverá ser idêntico ao título do resumo submetido para avaliação.

h) Os certificados serão emitidos em nome de todos os autores inscritos no formulário de inscrição da apresentação;

i) Não haverá reembolso da inscrição, caso o trabalho não seja aprovado pela Comissão Científica.

j) Não serão avaliados trabalhos que não respeitarem as normas aqui apresentadas.

NORMAS PARA O RESUMO DA COMUNICAÇÃO ORAL

(estes dados são preenchidos diretamente em formulário do sistema)

Título da COMUNICAÇÃO ORAL;

Nome do Autor / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso);

Nome de Outros Autores / Instituições de cada um / Agência de Fomento (se for o caso);

É responsabilidade única e exclusiva dos autores a informação da autoria dos trabalhos. A organização do Congresso não se responsabiliza por equívocos.

Resumo da COMUNICAÇÃO ORAL.

CONTEÚDO DA SUBMISSÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL:

(itens obrigatórios com *)

O Resumo da COMUNICAÇÃO ORAL [250 (mínimo) até 500 (máximo) palavras] será submetido em parágrafo único e deve conter:

Introdução (*)

Objetivos (*)

Método (*)

Resultados

Discussão (*) / Discussão dos Resultados

Considerações finais (*) / Conclusões

XIII Congresso da SBPH - 01 a 04 de setembro

3 - PÔSTER ELETRÔNICO

APRESENTAÇÃO

1. Os trabalhos aprovados como pôster eletrônico serão apresentados de duas formas: e-pôster (formato PDF) e vídeo de apresentação (duração máxima de 5 - cinco - minutos, com depoimento ou com slides e voz/filmagem);

2. Prazo de submissão da apresentação: A submissão do e-pôster e do vídeo de apresentação deve ser realizada até o dia 25/08/2021, às 23h59, através do link: CLIQUE AQUI;

3. Normas para e-pôster:

- Enviar o arquivo no formato PDF em uma única página, máximo de 5MB;

- Deve conter título idêntico ao resumo aprovado, informações dos autores, apresentação do resumo de forma clara e direta;

- Orientação de página: Retrato;

- Configuração de tamanho de página: 90cm x 110cm;

- Tipo de fonte e tamanho de letra: Fonte e tamanho à escolha do autor. No entanto, sugerimos cautela para este item, pois a impossibilidade de leitura e/ou visualização do conteúdo do e-pôster é de responsabilidade do autor;

- O pôster eletrônico deve conter a logo do evento. Para baixar a logo, clique AQUI.


4. Normas para vídeo: deverá ser enviado via formulário apontado no item 2, um link da sua apresentação hospedada no YouTube, considerando tempo máximo de apresentação de 5 (cinco) minutos, gravado em posição horizontal, em um ambiente iluminado - para qualidade de imagem - e silencioso - para qualidade de áudio. O vídeo pode ser gravado em português, espanhol e/ou inglês. Um manual de instruções está disponível no item 9;

5. A gravação do vídeo deve ser feita, obrigatoriamente, pelo apresentador devidamente inscrito no Congresso da SBPH e responsável pela submissão do trabalho;

6. Os slides também devem conter a logo do evento, para baixar clique AQUI;

7. Apresentações enviadas fora do prazo de submissão não serão consideradas;

8. Vídeos que não respeitarem as normas de duração não serão considerados;

9. Apresentação: todos os trabalhos ficarão expostos na plataforma de transmissão durante todo o evento, sendo disponibilizado - também - um chat de interação para cada resumo. O autor poderá interagir com os demais participantes neste chat, além de desenvolver contatos e seu networking;

10. Disponibilizamos um manual para gravação de vídeo, caso tenhas alguma dúvida. Clique AQUI.

11. Disponibilizamos um template de pôster para uso dos autores. Para utilizar, faça o download AQUI. O uso não é obrigatório.

A SUBMISSÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO

a) Para submeter um resumo, o autor responsável precisa estar cadastrado no sistema. Para se cadastrar, acessar o site do Congresso, clicar na opção “Inscrições” e preencher os dados solicitados;

b) Cada inscrição permitirá o envio de apenas um (01) resumo como primeiro autor. Não há limite de coautorias em resumos que sejam inscritos sob o nome de outros autores;

c) O número limite de autores, para cada pôster, é de sete (07) autores;

d) A inscrição do resumo somente será homologada com o pagamento da taxa de inscrição (Veja aqui as instruções);

e) O trabalho proposto para apresentação deve constar de um dos Eixos Temáticos do Congresso. No momento da submissão, selecionar o Eixo no qual o trabalho será submetido para avaliação;

f) A comunicação do horário e local de exposição será realizada pela Comissão Científica na grade da programação;

g) Os Pôsteres serão organizados e avaliados em sessões interativas, onde o autor responsável deverá permanecer do início ao final da sessão, nos horários previstos na grade de programação.

h) O Título do Pôster, necessariamente deve ser o mesmo do Título do Resumo submetido à apreciação da Comissão Científica;

i) Os certificados serão emitidos em nome de todos os autores inscritos no formulário de inscrição desta apresentação;

j) Trabalhos que não respeitarem as normas aqui apresentadas, não serão avaliados;

k) Não haverá reembolso da inscrição, caso o trabalho não seja aprovado pela Comissão Cientifica.

NORMAS PARA O RESUMO DO PÔSTER ELETRÔNICO

(itens obrigatórios com *)
(estes dados são preenchidos diretamente em formulário do sistema)

- Título do PÔSTER;

- Nome do autor responsável pela apresentação / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) (*)

- Nome dos demais Autores / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) (*)

- E-mail de contato de cada autor (*)


É responsabilidade única e exclusiva dos autores a informação da autoria dos trabalhos. A organização do Congresso não se responsabiliza por equívocos.

CONTEÚDO DA SUBMISSÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO:

(itens obrigatórios com *)
(estes dados são preenchidos diretamente em formulário do sistema)

O Resumo do PÔSTER [250 (mínimo) até 500 (máximo) palavras] será submetido em parágrafo único e deve conter:

- Título do trabalho (*)

- Nome do autor responsável pela apresentação / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) (*)

- Nome dos demais Autores / Instituição de Origem / Agência de Fomento (se for o caso) (*)

- E-mail de contato de cada autor (*)

- Introdução (*)

- Objetivos (*)

- Método (*)

- Resultados

- Discussão (*) / Discussão dos Resultados


Obs.: a apresentação em formato de pôster deve conter apenas as Referências Bibliográficas informadas no texto.

XIII Congresso da SBPH - 01 a 04 de setembro

13º PRÊMIO SBPH MARISA DECAT DE MOURA

MARISA DECAT DE MOURA

Um breve parêntese para contar quem foi Marisa Decat de Moura.

Sócia - fundadora da SBPH, Marisa com seu doce jeito mineiro de ser, conquistava a todos com sua sensibilidade, sabedoria e generosidade.

Nos deixou um grandioso legado ao ser a idealizadora que juntou esforços para a fundação da SBPH em 1997 e foi incansável no empenho para desenvolver e obter o reconhecimento que a Psicologia Hospitalar e a Psicanálise no Hospital deveriam ter.

Vale ressaltar alguns pontos de seu impecável currículo, como a fundação da Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei de Belo Horizonte (MG) em 1978, a conclusão de mestrado na Université Louis Pasteur em Strasbourg (FR) em 2000, sua inclusão como membro e representante no Brasil da Federação Européia de Psicanálise em 2003 e doutorado concluído em 2009, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).

Para nossa sorte, Marisa produziu, escreveu e organizou vários livros e artigos, que são importante referência para os estudiosos implicados em explorar a psicanálise e seus efeitos no contexto do hospital como um campo do saber.

Assim, para além de seu pioneirismo, Marisa foi uma lutadora que nos deixou grande saudade e muitos exemplos. Para os que tiveram a oportunidade de conhecê-la, o prêmio que leva seu nome é um meio de reverenciar e de demonstrar gratidão e ao mesmo tempo, de divulgar para as novas gerações um pouco sobre seu percurso brilhante!

REGULAMENTO

1. DESCRIÇÃO

O 13º PRÊMIO SBPH MARISA DECAT DE MOURA visa incentivar e reconhecer a contribuição de trabalhos científicos para o desenvolvimento e a ampliação do campo da psicologia hospitalar e da saúde.

2. PREMIAÇÃO

2.1. O 13º PRÊMIO SBPH MARISA DECAT DE MOURA é um concurso destinado a premiar trabalhos científicos realizados por psicólogos com temática no campo da saúde.

2.2. O prêmio é reservado a psicólogos e estudantes de Psicologia, contemplando duas categorias:

2.2.1. Pesquisador Sênior: Categoria composta por psicólogos formados há mais de cinco anos (até julho de 2016).

a) 1º lugar: R$ 2.000,00, menção honrosa e uma anuidade da SBPH

b) 2º lugar: R$ 1.000,00, menção honrosa e uma anuidade da SBPH

c) 3º lugar: R$ 500,00, menção honrosa e uma anuidade da SBPH

2.2.2. Pesquisador Júnior: Categoria composta por acadêmicos de psicologia e psicólogos formados há menos de cinco anos (após julho de 2016).

a) 1º lugar: R$ 1.000,00, menção honrosa e uma anuidade da SBPH

b) 2º lugar: R$ 500,00, menção honrosa e uma anuidade da SBPH

c) 3º lugar: R$ 300,00, menção honrosa e uma anuidade da SBPH

3. DOS CONCORRENTES

3.1. Os trabalhos inscritos devem se relacionar a pesquisas realizadas em temas sobre saúde.

3.2. Pelo menos um dos autores deve estar regularmente inscrito no 13º Congresso da SBPH que será realizado de 01 a 04 de setembro de 2021.

3.3. Um dos autores deve apresentar o trabalho na Cerimônia de Premiação do 13º Prêmio da SBPH Marisa Decat de Moura que nesta edição do 13º Congresso da SBPH será online.

4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

4.1. Serão aceitos artigos contendo relato de pesquisa, estudo teórico, revisão crítica e sistemática da literatura e relato de experiência profissional.

4.2. Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de artigo científico, seguindo as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (5ª edição, 2001), no que diz respeito ao estilo de apresentação do trabalho e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. Para um guia rápido em português, consulte Uma Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA.

4.3. Os trabalhos não devem exceder um total de 15 (quinze) laudas.

4.4. Os trabalhos em forma de artigo devem ser enviados em duas vias salvas no formato PDF. Uma via deverá conter os nomes dos autores, formação e filiação institucional (se houver). Outra via deverá omitir quaisquer informações que permitam a identificação dos autores ou das instituições envolvidas na produção científica em questão. Substituir esses nomes que ocorrerem no texto por XXXXX.

4.5. Teaser de pré-apresentação: enviar um vídeo de até um minuto de duração, gravado em posição vertical apresentando o trabalho resumidamente.

4.6. Envio posterior do Termo de Autorização de uso da imagem para a publicação do Teaser, cujo objetivo será apresentação prévia dos trabalhos finalistas nas redes sociais da SBPH e ao longo do 13º Congresso da SBPH.

4.7. O não cumprimento dessas orientações implica em desclassificação do trabalho para o prêmio.

5. DA INSCRIÇÃO E ENVIO

Para realizar a inscrição o autor deve preencher a Ficha de Inscrição para o 13º Prêmio da SBPH Marisa Decat de Moura, acesse a ficha abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO (clique para download)

Enviar ficha de inscrição, as cópias do trabalho e documentos exigidos para o email premio@sbph.org.br

A inscrição e a submissão dos trabalhos estão relacionadas à apresentação dos documentos digitalizados abaixo indicados para validação e comprovação da categoria inscrita.

5.1. Cópia do CRP (para profissionais).

5.2. Comprovante de matrícula atual ou declaração da instituição de ensino superior (para acadêmicos de psicologia).

5.3. Cópia do documento de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da instituição onde foi realizada a pesquisa quando envolve seres humanos.

5.4. A falta de apresentação de quaisquer dos documentos solicitados implicará na não avaliação (desclassificação) do trabalho enviado:

6. PRAZO DE INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições estarão abertas a partir de 17/05/2021.

6.2. Data limite de envio dos trabalhos: 30/07/2021.

6.3. As inscrições e os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente até às 23h59 do prazo final, sem exceções. Não haverá prorrogação do prazo final, tendo em vista a data da premiação.

6.4. Não serão homologadas inscrições que não preencherem quaisquer dos requisitos apresentados neste regulamento.

7. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

7.1. A Comissão de avaliação do 13º Prêmio da SBPH Marisa Decat de Moura será composta pelos membros do Conselho Consultivo da SBPH. Todos os membros da comissão do prêmio e da Diretoria da SBPH assinarão um termo de compromisso de que não possuem trabalhos em sua autoria ou co-autoria concorrendo ao 13º Prêmio da SBPH Marisa Decat de Moura.

7.2. Esta comissão avaliará os trabalhos de acordo com a originalidade, relevância científica e sua contribuição à área da saúde e hospitalar.

7.3. Todos os avaliadores receberão uma ficha de avaliação para pontuação dos trabalhos. Cada trabalho será avaliado por três avaliadores cegos (para os autores e instituições) e receberá uma nota de cada avaliador.

7.4. Os três (3) trabalhos de cada categoria que tiverem a média das notas mais alta serão os finalistas.

8. DA APRESENTAÇÃO E ENTREGA DO PRÊMIO

8.1. Até 22/08/2021 os seis (6) trabalhos classificados receberão um e-mail informando o resultado sobre a seleção dos finalistas ao Prêmio e as orientações para a participação na etapa final.

8.2. A ordem de classificação dos finalistas será divulgada após a apresentação dos trabalhos na Cerimônia de Premiação.

8.3. Os trabalhos serão apresentados em vídeos de dez(10) minutos previamente gravados.

8.4. A Cerimônia de Premiação do 13º Prêmio da SBPH Marisa Decat de Moura ocorrerá no dia 04/09/2021 das 13hs:30min às 14hs:30min durante o 13º Congresso da SBPH.

8.5. Pelo menos um dos autores dos trabalhos premiados deverá estar presente de modo online na cerimônia de premiação para representar o trabalho e receber a premiação devida.

8.6. Caso a apresentação do trabalho não ocorra durante a cerimônia de premiação, haverá desclassificação do trabalho.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. As decisões da Comissão de avaliação são soberanas, irrecorríveis e inapeláveis. Portanto, não haverá feedback no caso da seleção e classificação do Prêmio.

9.2. A Comissão se reserva ao direito de não outorgar nenhum prêmio a uma das categorias, caso considere não haver dentre os trabalhos inscritos o rigor científico necessário. Essa Comissão poderá, por outro lado, outorgar certificados especiais a concorrentes, além dos prêmios já enumerados.

9.3. O Diretor do 13º Prêmio decidirá com a Comissão do Prêmio sobre casos omissos deste regulamento.

9.4. Se for do interesse do candidato, o trabalho encaminhado ao 13º Prêmio SBPH Marisa Decat de Moura poderá também ser encaminhado para outras possibilidades de apresentação do 13º Congresso da SBPH, desde que siga as normas de cada apresentação.

Vania Vargas
Diretora do 13º Prêmio da SBPH

Maria Livia Tourinho Moretto
Presidente da SBPH 2019-2021

01 a 04 de setembro

XIII Congresso da SBPH
Inovação, formação e ética do cuidado na saúde

REALIZAÇÃO
congresso-sociedade-sbph
criando-elo
APOIADORES
Sociedade Brasileira Terapias Cognitivas
Sociedade Brasileira de Psicologia
Sociedade Brasileira de Psico-oncologia